






Quiloa Maracatu: ancestralidade, ritmo e resistência no coração da cidade
Um quilombo urbano, pilar da cultura afro-brasileira em Santos.
Fundado em 5 de outubro de 2003, em Santos (SP), o Quiloa Maracatu dedica-se à difusão e propagação da cultura do baque virado e das tradições de matriz africana. Ao longo de duas décadas de atuação contínua, o grupo realiza projetos culturais, vivências e oficinas, com foco na percussão da cultura popular e também na dança, além de produzir anualmente a Mostra de Arte e Cortejo Quiloa Maracatu, evento já tradicional na cidade de Santos e região da Baixada Santista, que conta com diversas manifestações da cultura popular. Através do Maracatu de Baque Virado, o grupo manifesta sua ancestralidade e a luta por visibilidade e respeito às manifestações de matriz africana e a cultura popular.
Relação com o Documentário:
O encontro entre Quiloa e Tabaçu é a prova viva da potência e da convergência das lutas e culturas do povo preto e indígena, exaltando a essência do que nos constitui enquanto povo brasileiro.

Citação em destaque:
"Eu vejo o Quiloa como um quilombo urbano... de entendermos essa diversidade, respeitá-la." – Vanessa Rego, Coordenadora da Ala dos Orixás.
































